DRT O QUE É ?

Carteira de Trabalho - Agência 4models(Four Models)

DRT O QUE É ??

Para os profissionais que desejam se destacar, e passar a realizar grandes campanhas, é muito importante que tenha o DRT.
DRT é um registro profissional tirado na Delegacia Regional do Trabalho.

É errado dizer: “quero (ou tenho) DRT!”, pois na verdade você quer (ou tem) um registro profissional.

Ter um DRT, como é dito no meio artístico, significa que o profissional está registrado na Delegacia Regional do Trabalho.

Por que preciso do DRT?

Existe uma Lei 6.533 criada em 1978, que regulamenta as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões, e diz que para os profissionais serem contratados como profissionais em trabalhos de TV, cinema, teatro ou publicidade é necessário ter o DRT.

Figurante deve ter DRT?

Não. Para trabalhos como figuração ou papéis sem fala, não é preciso DRT.

Modelo precisa ter DRT?

Desde o ano de 1986, o Ministério do Trabalho enquadrou a profissão Modelos e Manequins na categoria  de Artistas e Técnicos em Espetáculos, ou seja, pela lei não há diferença entre ATORES e MODELOS, todos se encaixam na mesma categoria profissional.

No mercado de trabalho, o que se vê é que, a grande maioria dos profissionais não possuem DRT. Por efetuarem pequenos trabalhos com empresas de menor porte, geralmente não é exigido o documento.
Mas caso o profissional deseje se destacar, e passar a realizar grandes campanhas, é muito importante que tenha o DRT.
 

 

Como tirar?

Para tirar o DRT você terá que ir até o SATED.

sated-sp

 

O que é SATED?

SATED ou Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão está presente na maioria dos estados brasileiros, e é reponsável por conceder o documento de DRT.

Existem duas formas para conseguir o documento:
1 ) Tendo um diploma ou certificado que comprove suas às habilitações profissionais.
2 ) Tendo um atestado de capacitação profissional, que é fornecido pelo Sindicato representativo das categorias profissionais.

Resumindo: Você precisa ter uma faculdade ou ter realizado algum curso reconhecido pelo SATED. Você também pode solicitar o DRT ao SATED fornecendo um documento que comprove que você já realizou algum trabalho como, em projetos profissionais de TV, comerciais, eventos, cinema ou teatro, esta forma pode variar de SATED para SATED.

Após o SATED aprovar seu pedido, você receberá o DRT provisório, com validade de um ano. Durante os doze meses seguintes, o profissional deverá realizar pelo menos um trabalho na área artística para que consiga obter o DRT definitivo.

Ainda tem dúvidas sobre como tirar o seu DRT? Clique aqui e consulte o SATED da sua região. Boa sorte!

Você também pode gostar...

Translate »
Email
Print